Como limpar o seu colchão ?
Passamos cerca de um terço das nossas vidas na cama, mas há estudos que mostram que praticamente nenhum de nós prioriza regularmente a limpeza dos nossos colchões como parte dos hábitos de limpeza. Os engenheiros da Dyson partilham as melhores dicas sobre como manter o seu colchão limpo - e combater a vida microscópica que há oculta por baixo dos lençóis.
-
-
Alguns estudos mostram como muitas pessoas se concentram na limpeza dos seus quartos mais do que em qualquer outro local da casa. Por exemplo, um estudo de 2020 do American Cleaning Institute demonstrou que 25% dos entrevistados afirmaram que os seus quartos era o local onde concentravam a maior parte da sua atenção em termos de limpeza. Enquanto 19% dos inquiridos admitiam que as suas roupas de cama eram algumas das coisas mais sujas nas suas casas, os colchões nem sequer faziam parte da lista de tarefas de limpeza.
Embora possa parecer limpo, o seu colchão pode na verdade ser um foco de vida microscópica, o que pode afetar ao seu bem-estar enquanto dorme. Os ácaros e as suas fezes, bactérias, vírus, pólen e outros alérgenos compõem a complexa matriz que é o pó doméstico, também presente no seu colchão.
-
-
De facto, pode haver milhões de ácaros num único colchão e, o problema é um problema geral. Um estudo encontrou um alergénio detetável de ácaro nas camas de cerca de 84% dos lares americanos inquiridos, enquanto outro estudo encontrou um alergénio detetável em 68% dos lares europeus inquiridos. Um estudo realizado na Singapura encontrou ácaros em 94% dos colchões analisados.
E enquanto os próprios ácaros são inofensivos, os alergénicos dos ácaros são atualmente os indutores mais preocupantes das doenças alérgicas em todo o mundo. A exposição excessiva durante a primeira infância a alergénios de interior, incluindo ácaros do pó doméstico, está também associada à asma.
"Onde quer que passe mais tempo e perca mais pele, é onde mais provavelmente encontrará ácaros", afirma Gem McLuckie, Cientista Investigador Principal em Microbiologia na Dyson, "e nós passamos 1/3 das nossas vidas na cama. Na verdade, a maioria de nós provavelmente dorme numa cama cheia de fezes de ácaros – principalmente na temporada de ácaros.
-
Os ácaros da poeira doméstica são aracnídeos microscópicos que podem ser encontrados em casas de todo o mundo. O seu ciclo de vida médio é de 65-100 dias e durante este tempo irão produzir aproximadamente 2.000 partículas fecais e irão segregar ainda mais proteínas através da sua saliva - ambas as quais podem desencadear alergias e afetar o seu bem-estar .
Os ácaros se alimentam principalmente da caspa ou das células mortas da pele produzida pelos humanos e pelos animais de estimação. Em média, os humanos perdem 2 gramas de pele por dia , e ainda mais à noite, onde a fricção com a roupa de cama provoca a libertação de células mortas. Podem também encontrar os nutrientes de que necessitam de outros resíduos domésticos, como restos de alimentos . Assim, se desfrutar do pequeno-almoço na cama de manhã, ou se se aconchegar com o seu animal de estimação à noite, poderá precisar de limpar o seu colchão ainda mais regularmente.
-
Dicas sobre como limpar o seu colchão por peritos em Microbiologia da Dyson
"A frequência com que se limpa o colchão depende do próprio colchão, do seu utilizador e o grau de imunidade do utilizador aos alergénios dos ácaros", afirma Gem. "Recomendo a sua limpeza a cada seis meses: uma vez, na limpeza ao início da Primavera (limpeza geral) e outra no final da temporada de ácaros em Outubro. Assim, podemos reduzir o número de flocos de pele no seu colchão antes do início da estação de ácaros e remover qualquer material alergénico excessivo uma vez terminada a sua reprodução; aumentando o seu bem-estar durante os meses de Inverno".
-
Siga os quatro simples passos de Gem abaixo para limpar o seu colchão:
1. Remova e lave a roupa de cama
Lavar lençóis e cobertores numa lavagem a 60° C ou 90° C irá ajudar a quebrar e reduzir a presença de alérgenos. Embora possa aspirar o seu colchão apenas algumas vezes por ano, recomenda-se que lave e mude a sua roupa de cama uma vez por semana para remover flocos de pele microscópicos e para manter o pó e os alergénios à distância.
2. Aspire suavemente, mas aplicando potência
Os ácaros podem ser pequenos, mas são tenazes. A sua garra ajuda-os a agarrarem-se às fibras nas profundidades do seu colchão, o que pode torná-los difíceis de remover. Usar um aspirador com um modo de potência alto ou o modo Boost irá fornecer a sucção necessária para remover o maior número possível de ácaros, flocos de pele e alérgenos. Use um acessório mini-motorizado no modo manual que não danifique a superfície do seu colchão i que tenha cerdas de nylon rígidas que agitem as fibras do seu colchão para libertar ácaros e outras partículas. Certifique-se de que o aspirador que está a utilizar tem um sistema de filtragem totalmente selado que evite que os alergénios voltem a ser expelidos para si enquanto limpa!
3. Concentre-se em áreas de difícil acesso
Depois de limpar em profundidade a superfície do seu colchão, preste atenção a quaisquer fendas ou dobras onde o pó e os alergénios se possam acumular. Para limpar ao redor das bordas do seu colchão onde possa haver costuras, utilize o acessório para fendas em modo manual para remover o pó oculto. Não esqueça também debaixo da cama, pois os ácaros proliferam em zonas escuras, mornas e húmidas graças aos muitos flocos de pele que muitas vezes permanecem intactos
4 .Virar, repetir, refazer
Vire o colchão e aspire pelo outro lado também para manter baixas as concentrações de alérgenos invisíveis. Se tiver limpado quaisquer nódoas (ver mais abaixo), certifique-se de que são completamente secas antes de refazer a cama - a humidade permite a proliferação de bolores, bactérias e potencialmente ácaros no seu colchão. Poderá considerar a utilização de um protetor de colchão para absorver o excesso de suor e as partículas de pó e, assim, facilitar a lavagem.
Como remover as nódoas do colchão ?
-
-
Ocasionalmente, os colchões exigem mais do que uma limpeza de superfície. Embora que ignorar as nódoas num colchão seja o mais fácil, ou simplesmente resignar-se, há algumas coisas que pode tentar para manter o seu colchão com um aspeto novo, mesmo depois de anos de uso.
“Como acontece com qualquer nódoa, é essencial ler a etiqueta do produto que está a usar para poder remover a nódoa”, diz o Dr. Calum Robertson, Investigador Químico da Dyson. "As nódoas podem ser formadas por uma série de elementos químicos complexos, mas compreender o tipo de nódoa que está a tentar remover pode ajudar a apontar para o tratamento certo, sem ser demasiado abrasivo com o seu colchão".
1. Nódoas enzimáticas
Entre outras: sangue, suor e urina são nódoas compostas de proteínas. As enzimas funcionam decompondo moléculas grandes em moléculas mais pequenas e solúveis. Use água morna e detergente biológico para a roupa o mais rapidamente possível para secar suavemente a nódoa até que esta se tenha dissolvido.
2. Nódoas por oxidação
As nódoas causadas por chá, café ou vinho tinto geralmente se enquadram na categoria de nódoas oxidáveis. A utilização de agentes oxidantes, normalmente encontrados em produtos à base de lixívia, é uma boa forma de remover este tipo de nódoas, uma vez que decompõem as substâncias coloridas em substâncias incolores. Use produtos à base de lixívia com moderação e calma, pois podem causar uma descoloração irreversível tanto à nódoa como aos corantes do seu colchão.