-
Como limpar o seu tapete
Desde a limpeza diária até o tratamento da sujidade e das nódoas incrustadas, os engenheiros da Dyson James McCrea e o Dr. Calum Robertson partilham as suas melhores dicas sobre como manter os seus tapetes limpos.
-
-
Apesar da popularidade dos tapetes e carpetes nas casas em todo o mundo, poucas pessoas se sentem confiantes quanto à forma de os limpar e os manter. Para além da limpeza regular para evitar a acumulação visível de pó e sujidade, compreender como lidar com o pó fino incrustado e remover nódoas pode ser um desafio.
“Na Dyson, temos quase 30 anos de pesquisas sobre a melhor forma de limpar pisos, incluindo carpetes”, diz James McCrea, Engenheiro Mecânico da Dyson.
"No nosso Laboratório de recolha, testamos a eficácia dos nossos aparelhos na remoção do pó, sujidade, cabelo e pelo da sua casa utilizando diferentes tipos de chão -de tapetes padrão, a tapetes tatami comummente encontrados no Japão".
-
Como limpar o seu tapete no dia-a-dia
Para manter a boa aparência do seu tapete, um aspirador deve ser a sua primeira decisão.
“Os tapetes podem esconder poeira e sujidade entre as suas fibras, além de abrigar vida microscópica – como ácaros, mofo e alérgenos – tudo isto pode afetar o seu bem-estar. Portanto, é importante não esperar até que o seu tapete pareça visivelmente sujo antes de o aspirar", afirma James.
"Aspirar duas vezes por semana as zonas de tráfego intenso e o resto de espaços alcatifados uma vez por semana é suficiente para manter o pó e a sujidade à distância. Mas há alguns truques de engenharia que pode utilizar para se certificar de que está a aspirar da forma certa".
-
-
1. Aspirar lentamente. A aspiração lenta dá ao fluxo de ar e à escova rotativa mais tempo para "agitar" o pó e a sujidade entre as fibras do tapete e removê-las por completo. Também implica uma maior probabilidade de capturar alergénios invisíveis escondidos no fundo da pilha de tapetes
2. Repita no mesmo local – mas não com muita frequência. Mais passagens sobre uma área dá ao aparelho mais opções de limpar bem o tapete, mas mais de duas ou três passagens oferece um aumento mínimo, de acordo com os resultados obtidos no laboratório
3. Use os acessórios certos. Embora possa parecer um esforço mudar de acessório durante a fase de aspiração, isto irá ajudá-lo a remover o pó visível e o não visível. Use um acessório para fendas para limpar locais de difícil acesso ao redor da borda do tapete, ou um acessório mini-motorizado para remover o pó oculto em carpetes de pelo espesso
4. Não se esqueça dos lugares não visíveis. Embora não sejam o mais importante, as áreas sob as almofadas dos sofás, mobiliário e as dobras das cortinas podem albergar pó e potencialmente milhões de ácaros e as suas fezes. Uma vez alterados, estes podem ser transportados pelo ar e ser facilmente inalados. Isto, por sua vez, pode desencadear alergias, por isso assegure-se de não as descuidar na sua limpeza habitual. Os acessórios mini-motorizados são ideais para os cantos ocultos dos móveis macios, enquanto os acessórios de escova macia e os multi-acessórios podem remover suavemente o pó das cortinas e estantes.
-
Como remover nódoas dos tapetes
Para além da limpeza diária, há momentos em que os tapetes precisam de uma atenção adicional. As nódoas podem ser compostas por vários componentes químicos, pelo que poderá ter de usar uma variedade de métodos para os remover do seu tapete. Mas conhecer o tipo de produto de limpeza ideal pode ser difícil e potencialmente perigoso.
Um estudo realizado pelo CDC descobriu que as intoxicações relacionadas com a combinação de produtos de limpeza doméstica surgiram durante a pandemia da Covid-19 enquanto as pessoas procuravam limpar as suas casas com uma mistura de desinfetantes e branqueadores.
"Embora possa ser tentador tentar remover uma nódoa o mais rapidamente possível com os produtos de limpeza à nossa disposição, é vital não misturar produtos excessivamente", diz o Dr. Calum Robertson, Investigador Químico da Dyson.
Ao lidar com uma nódoa no seu tapete, é importante começar com a máxima cautela e ler sempre a etiqueta do produto que está a usar!
"Começando com o tratamento mais suave possível, depois tentar progressivamente métodos mais fortes pode ajudá-lo a remover as nódoas corretamente, em segurança e evitar danos no seu tapete".
1. Aspire a nódoa
Se a nódoa estiver seca. Evite limpar substâncias como café moído e especiarias - a água pode piorar a nódoa e mesmo torná-la permanente. Se tiver uma nódoa ou derramamento ao nível da superfície, tente aspirar primeiro - a menos que seja uma nódoa húmida. A humidade pode ter um impacto negativo sobre a mecânica do seu aspirador.
2. Comece lentamente com água e sabão
Os tapetes são geralmente tecidos tingidos, por isso se usar um produto demasiado forte sobre uma nódoa, arrisca-se a remover também o corante do tapete. Comece por secar suavemente a nódoa com um tensioativo, geralmente água quente e sabão. Isto irá ajudar a quebrar ou emulsionar as nódoas de óleo, como gordura ou manteiga e não será perigoso para o tapete. Atenção aos tapetes delicados, pois os corantes podem ser vulneráveis a certos sabões.
3. Experimente um tratamento biológico
Para nódoas à base de proteínas, amido ou lípase, como sangue, erva e chocolate, uma solução enzimática pode funcionar bem. As enzimas funcionam decompondo moléculas grandes em moléculas mais pequenas e solúveis. Use água morna e detergente biológico para roupa o mais rapidamente possível para secar suavemente a nódoa até a sua dissolução.
4. Utilize produtos à base de lixívia com moderação
Algumas nódoas, como chá, café ou vinho tinto podem descolorir o seu tapete e por isso poderá ter de aplicar um produto à base de lixívia - mas apenas em quantidades moderadas. Teste sempre primeiro o produto numa zona de tapete menos visível e sobretudo seja paciente na limpeza. Aplicar em excesso ao mesmo tempo pode causar uma descoloração irreversível, tanto da nódoa como do seu tapete.