Insights | Iluminacao
A Iluminação certa para trabalhar em casa!
À medida que o inverno se aproxima, a neurocientista Dra. Karen Dawe partilha dicas de iluminação de escritório em casa essenciais para o conforto.
Com a chegada do inverno e com a mudança de hora, a alteração nas horas de luz solar pode afetar os nossos padrões de sono. Muitas vezes, não se compreende como esta mudança no nosso relógio social, mas não no relógio solar, afeta o nosso estado de espírito e o funcionamento do nosso corpo.
A neurocientista Dra. Karen Dawe explica: “Os nossos relógios biológicos evoluíram sob o padrão diário da luz do dia. Na verdade, quase todas as funções fisiológicas, desde a produção de proteínas e o metabolismo até aos padrões de sono, estão sob o controle do relógio biológico.”
À medida que as horas de luz do dia diminuem e as noites se tornam mais longas, com mais pessoas a trabalhar em casa, a Dra. Karen Dawe partilha dicas para usar a luz para criar um ambiente de trabalho produtivo.
-
Crie um espaço designado
Dra. Karen Dawe: “A iluminação do quarto ou da sala desempenha um papel importante, pois, permite atribuir um propósito específico a cada divisão da casa. Enquanto que os regulamentos de construção garantem que os ambientes de escritório tenham níveis adequados de luz, a iluminação em escritórios domésticos muitas vezes é negligenciada.”
Controle a iluminação ao seu redor. Experimente várias opções até encontrar a configuração personalizada ideal.
Observe como a luz se espalha por toda a divisão, não apenas ao redor do candeeiro.
Posicione bem a iluminação de teto ou de pé. A luz natural que entra pelas janelas ou iluminação reflete-se nos monitores e pode causar ofuscamento e cansaço ocular.
-
-
Escolha a luz certa para a sua atividade
Dra. Karen Dawe: “A pesquisa mostra que as pessoas tendem a usar a iluminação doméstica de quatro maneiras: luz indireta para ambiente geral, luz específica para trabalhos de alta precisão, iluminação de destaque para realçar características como obras de arte e luz ambiente. Embora existam inúmeros tipos de candeeiros nas casas, cada luz geralmente tem apenas uma função.”
Pense na atmosfera que deseja criar para a sala e as atividades que vai desenvolver nesta divisão.
Certifique-se que tem o nível certo de luz para a sua tarefa. Por exemplo, se deseja uma luz suave para ler, assegure-se que a iluminação é suficiente para não causar cansaço nos olhos.
Para tarefas mais específicas, como pintura, desenho ou maquilhagem, opte por uma luz artificial com um índice de reprodução de cores elevado.
-
-
Descanse
Dra. Karen Dawe: “Todos queremos manter o foco ao trabalhar em casa, mas é vital dar descanso aos seus olhos. Forçar o olho a concentrar-se numa pequena região por um longo período de tempo, a ler um livro ou a utilizar um monitor, frequentemente fatiga os músculos oculares, levando ao cansaço dos olhos.”
Regule o brilho dos dispositivos para proporcionar uma luz confortável. Ajuste o tamanho do texto se estiver a ler por longos períodos de tempo.
Faça pausas frequentes quando está a trabalhar num monitor, para descansar os olhos.
-
-
Crie uma rotina diurna
Dra. Karen Dawe: A luz do dia é o padrão quando se trata de providenciar a iluminação mais adequada para as diferentes tarefas ao longo do dia. Evoluímos para viver e trabalhar sob a luminosidade e temperatura de cor variáveis da luz do dia, reguladas pelos ciclos de dia e noite, o que impacta a forma como nos sentimos e funcionamos.”
Comece o seu dia com uma caminhada ao ar livre. Esta exposição à luz da manhã vai apoiar o seu relógio biológico ao padrão de luz local, sinalizando que o dia começou.
Opte por iluminação interior que permite variar a temperatura da luz (de fria a quente) e o brilho conforme a hora do dia. Configure a sua área de trabalho perto de uma janela ou noutro espaço naturalmente bem iluminado.
Inicie uma rotina noturna manipulando a luz ao seu redor para criar um ambiente relaxante, sinalizando ao seu corpo que a noite está a chegar.
-
-
Dê aos seus olhos a luz de que precisam
Dra. Karen Dawe: “À medida que envelhecemos, os músculos que controlam o tamanho da pupila enfraquecem e deixam entrar menos luz, enquanto a lente endurece. Essas mudanças significam que, de acordo com a IES, as pessoas com mais de 65 anos precisam de quatro vezes mais luz em comparação com alguém com menos de 25 anos.
Além dos músculos enfraquecidos, a lente do olho gradualmente amarelece, afetando a percepção de cor. Esta lente amarelada absorve e dispersa a luz azul, tornando difícil ver diferenças entre tons de azul, verde e violeta. As cores podem parecer mais apagadas, e os contrastes entre as cores serão menos perceptíveis.”
Opte por iluminação suficientemente brilhante à medida que os seus olhos envelhecem.
Lâmpadas com um IRC acima de 80 são mais eficientes na definição de cores para olhos mais cansados.
-
La mayoría de luces no cambian.
Esta luz lo cambia todo.
Postagens relacionadas
-
Insights | Iluminacao
-