Insights | Cabelo
Como evitar o cabelo oleoso
O cabelo oleoso pode ser uma fonte de frustração para muitos homens e mulheres. Embora atualmente não exista uma "cura", é possível manter o cabelo oleoso sob controle com algumas dicas e truques simples.
Na Dyson, investigamos a raiz do problema e partilhamos algumas soluções.
O que é o cabelo oleoso e quais são as causas?
A oleosidade do cabelo é na verdade um problema do couro cabeludo. Cada folículo no couro cabeludo possui uma glândula sebácea que produz continuamente uma mistura complexa de lípidos naturais chamados sebo, que são secretados no cabelo à medida que este cresce (aproximadamente 0,35 mm por dia).
Em níveis considerados baixos, o sebo lubrifica, reduz o dano mecânico e fornece hidratação para manter o cabelo brilhante e saudável. Também ajuda a equilibrar o microbioma do couro cabeludo e a manter a sua barreira protetora. Jovens adultos produzem cerca de 0,05 mg/cm3/hr de sebo no couro cabeludo, o que se traduz em mais de uma grama por dia.
Infelizmente, quando se acumula muito sebo, o cabelo perde o brilho e fica oleoso e pesado, o que faz com que os penteados fiquem sem volume. O excesso de sebo também atrai partículas como pó, sujidade e poluição e pode causar caspa e couro cabeludo irritado.
O que causa o excesso de sebo?
A produção de sebo é principalmente regulada por hormonas, no entanto, mudanças sazonais na taxa de produção ou alterações no estilo de vida podem causar produção excessiva de sebo. Por exemplo, o aumento de consumo de gorduras e hidratos na dieta pode causar um aumento na produção de sebo. E a redução significativa na ingestão calórica pode originar uma diminuição.
Quais são os sintomas do cabelo oleoso
O cabelo pode ficar oleoso à medida que o sebo se espalha, deixando-o com um aspeto e uma sensação de escorregadio e pesado.
O excesso de sebo também está associado à caspa e à comichão. As bactérias no couro cabeludo convertem partes do sebo em ácidos gordos livres que podem ser irritantes.
Como evitar o cabelo oleoso?
Felizmente, quando se trata de produtos para cuidados com o cabelo, a indústria sofreu mudanças revolucionárias nas últimas três décadas. O foco mudou de uma simples limpeza para a reparação, condicionamento e crescimento saudável do cabelo.
Os surfactantes usados nos champôs tornaram-se mais suaves e menos irritantes, o que facilita o cuidado com o couro cabeludo e com o cabelo sem causar danos significativos. Uma das principais funções do champô é remover os resíduos superficiais e o excesso de gordura do cabelo e do couro cabeludo, o que ajuda a refrescar e a reduzir a aparência oleosa causada pelo excesso de sebo.
Manter a oleosidade do cabelo sob controle e ter uma rotina equilibrada de cuidados capilares pode ser difícil de alcançar. Para algumas pessoas, lavar o cabelo regularmente significa uma vez por semana, enquanto para outras pode ser todos os dias. Estudos recentes mostraram que lavar o cabelo com frequência pode ser benéfico, pois proporciona um melhor controle do odor e reduz a descamação e irritação do couro cabeludo. O importante é manter um equilíbrio no tempo despendido entre lavar e secar o cabelo, que pode ser significativo.
1. Lave bem o couro cabeludo
O champô remove o sebo, os resíduos e a poluição do cabelo e do couro cabeludo. Os produtos para cabelos frequentemente contêm ativos condicionadores que ajudam a controlar o cabelo e fragrâncias para deixar um odor agradável.
O uso regular de champô pode ajudar a manter a saúde do couro cabeludo, pois, alguns destes produtos são especialmente formulados para reduzir a caspa ou até mesmo a perda de cabelo. Dependendo da frequência com que lava o cabelo e do nível de produção de sebo, pode ser necessário escolher um champô mais adequado. Os champôs clarificantes contêm níveis mais altos de surfactantes para uma limpeza mais completa. Por isso, se tem cabelo com tendência oleosa, usar um champô clarificante uma vez por semana para uma limpeza mais profunda pode ser benéfico. E se tem problemas específicos do couro cabeludo, é fundamental escolher um produto pensado para o efeito. É importante dar tempo suficiente para que os ingredientes ativos do champô façam efeito antes de enxaguar. Existem até mesmo alguns produtos específicos que prometem a redução do sebo e podem ser benéficos em alguns casos.
2. Use amaciador regularmente
Utilizar um bom condicionador na rotina de lavagem do cabelo ajuda a mantê-lo macio, liso e brilhante, além de controlar os cabelos rebeldes que possam existir.
No entanto, se o seu cabelo tende a ficar oleoso, aplique o amaciador apenas nas pontas e evite condicionadores específicos para cabelos secos, danificados ou baços. Estes produtos contêm níveis mais altos de agentes condicionadores e, dependendo do seu tipo de cabelo e condição, podem fazer com que o cabelo pareça mais oleoso.
3. Mantenha o cabelo afastado do rosto
Para evitar que o cabelo oleoso se torne mais problemático ao longo do dia, evite o contato com o rosto ou mãos. Penteie apenas o tempo necessário e evite mexer constantemente no cabelo, pois isso só irá distribuir o sebo. Experimente usar um pente de dentes largos para desembaraçar os nós, opte por produtos de styling não pegajosos ou oleosos e prenda o cabelo se tiver o hábito de mexer nele.
Todos produzimos óleo no cabelo, o que é perfeitamente natural, mas se o seu cabelo ficar oleoso com frequência, considere mudar a sua rotina para controlar o problema dia após dia. O objetivo é ter um cabelo que pareça brilhante e encorpado em vez de oleoso e sem volume. Este guia, com diversos conselhos e recomendações, ajuda a resolver o problema e garante que o cabelo oleoso não vai atrapalhar a sua aparência e bem-estar.
Cuidado do cabelo
Crie uma variedade de estilos com tecnologia que ajuda a proteger o seu cabelo dos danos causados pelo calor excessivo. Os nossos acessórios de estilismo são adequados para todos os tipos de cabelo e estão disponíveis numa ampla gama de cores para escolher.
Postagens relacionadas
-
Insights | Cabelo
-
Insights | Cabelo
-
Insights | Cabelo
Discover Dyson