Celebração do Orgulho na Dyson 2023
Com o início do mês do Orgulho em todo o mundo, aproveitamos o momento para dar a conhecer a comunidade LGBTQ+ da Dyson, entrevistando membros da nossa rede global PROUD, liderada pelos nossos funcionários.
As grandes mentes não pensam da mesma forma, e é preciso todo o tipo de mentes para tornar os productos Dyson verdadeiramente únicos. Ao longo da história, os engenheiros e cientistas que adotaram novas e diferentes formas de pensar foram capazes de fazer descobertas no seu sector. De facto, a verdadeira inovação surge quando se reinventa radicalmente aquelo que já foi feito, do compromisso com diferentes pontos de vista e da descoberta de novas formas de resolver problemas.
Os engenheiros são os solucionadores de problemas do dia-a-dia, mas continuamos a enfrentar um défice global de engenheiros[1]. A falta de resposta a este problema irá afetar uma inovação vital que poderia resolver alguns dos problemas globais que enfrentamos atualmente. Apesar da necessidade urgente de talentos na área da engenharia, a investigação sugere que a comunidade LGTBQ+ se encontra com frequência insuficientemente representada nos setores da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM), ao redor de 20%[2]. 28% das pessoas LGBTQ+ no Reino Unido e na Irlanda consideraram, em algum momento, deixar os seus empregos na área das CTEM devido a locais de trabalho hostis ou à discriminação de que são alvo[3].
Na Dyson, orgulhamo-nos de celebrar a nossa equipa de todas as origens. Todos os anos, os membros da Dyson em todo o mundo participam e apoiam eventos Proud a nível local e regional nas suas comunidades através da nossa Rede PROUD. Em 2023, a Dyson irá participar nas celebrações de Bristol, Toronto, Amesterdão e Colónia, entre outros eventos globais. Esperamos poder partilhar mais informações nos próximos meses.
Para dar início às celebrações, apresentamos a comunidade LGBTQ+ Dyson numa entrevista com dez membros da rede global PROUD, liderada por funcionários da Dyson.
Sammantha
Senior Compliance and Approvals Regulatory Specialist
Pronomes: ela | dela | a
Sammantha trabalha na Dyson desde há quase nove anos. O seu dia-a-dia implica determinar as leis e os regulamentos aplicáveis aos produtos Dyson nos mercados em que são vendidos em todo o mundo, o que serve de base à conceção de parte da nossa tecnologia.
Fora da Dyson, tem estado ativa na comunidade LGBTQ+ há vários anos; já prestou depoimento ao comité parlamentar Women and Equalities sobre cuidados médicos LGBT+; agora participa na campanha no Reino Unido contra a Terapia de conversão e fez parte do Grupo Consultivo Estratégico Conjunto para as Normas Sensíveis ao Género, da International Organization for Standardization (ISO).
Quais são os desafios que a comunidade LGBTQ+ enfrenta na engenharia?
A engenharia pode continuar a ser um lugar difícil, especialmente para uma mulher, já para não falar do facto de fazer parte da LGBTQ+. Em alguns locais de trabalho, ainda pode existir uma atitude de "clube de rapazes" e, na minha opinião, todas as iniciativas para se afastar desta cultura são um passo na direção certa para uma maior inclusão e inovação.
O que a motivou a aderir e a ajudar a gerir a Rede de Funcionários LGBTQ+ da Dyson? Quais são algumas das iniciativas que impulsionou?
Na verdade, entrei nela acidentalmente! Comecei a organizar painéis de discussão e eventos em 2018, e gostei muito. Desde o início de 2019 que estou a ajudar oficialmente a gerir a rede global.
Codesenvolvi a atual Política de Identidade e Expressão de Género, que foi lançada para coincidir com o Dia da Visibilidade Trans de 2020, para que as pessoas que estão a fazer a transição tenham um marco de referência que os/as ajude a orientar-se e ao seu gestor.
-
-
"Com base na minha própria experiência, trabalhei com a equipa de RH da Dyson para desenvolver um quadro de apoio às pessoas em fase de transição na Dyson. Atualmente, dispomos de políticas e orientações internas sólidas para apoiar as pessoas em transição e continuamos a evoluir neste sentido.
Sammantha, Senior Compliance and Approvals Regulatory Specialist na Dyson
Morgan
Marketplace eCommerce Operations Manager
Pronomes: ela | dela | a
Morgan iniciou a sua carreira na Dyson como trabalhadora a tempo parcial em Janeiro de 2017 e começou a trabalhar a tempo inteiro como Especialista em Marketplace Online em Julho de 2017. Rapidamente se estabeleceu como defensora de clientes Dyson e especialista muito solicitada na matéria. Em 2019, Morgan passou para a equipa Direct como especialista sénior em gestão de contas, gerindo os canais do Marketplace. Foi promovida à categoria de Gestora Associada de eCommerce do Marketplace em 2021. Em 2023, Morgan assumiu um novo desafio como Gestora de Operações de eCommerce do Marketplace.
O que diria aos jovens da comunidade LGBTQ+ que estão a considerar uma carreira na Dyson?
Desenvolver-se nesses locais onde lhe é permitido ser plenamente autêntica. Dyson é um lugar que nunca se contenta em ficar em segundo lugar e não liderar o caminho. Sinto que os empregados aqui encarnam isto no seu dia-a-dia. A diversidade de pensamento, opinião e experiência é muito importante. Precisamos de mais pessoas que aceitem as suas próprias diferenças e não que as escondam no seu local de trabalho.
O que é que a inspira no trabalho na Dyson?
Este é um espaço de trabalho que nunca está satisfeito, e eu também não. Queria trabalhar numa empresa onde estou sempre a aprender e onde todos os dias são diferentes. Nos meus seis anos aqui, acho que nunca houve dois dias iguais. Também sei que aqui, sou ouvida, e isto é muito importante para mim.
-
-
"A Dyson acredita que nunca devemos ficar parados, e isso levou-me a começar a mexer-me. Comecei então por levantar a mão, como uma das primeiras membros do Grupo de Trabalho para a Diversidade e a Inclusão, e queria apenas dar a minha opinião. Isto levou à criação do Proud Employee Resource Group nos EUA, do qual sou copresidente".
Morgan, Gerente de Operações de eCommerce do Marketplace da Dyson
Kevin
Flagship Store Manager
Pronomes: ele | dele | o
Kevin iniciou o seu percurso na Dyson há pouco mais de cinco anos, como Assistente de Gestor de Pessoal da loja principal a nível mundial. Desde então, ajudou a integrar novas equipas noutros locais, facilitou a abertura de novas lojas (LA Demo Store) e, há nove meses, iniciou um novo cargo como Flagship Store Manager em Nova Iorque.
O que o inspirou a fazer parte da Dyson LGBTQ+ Employee Network?
Inspirei-me para fazer parte da LGBTQ+ Employee Network da Dyson porque queria ser uma voz para a minha comunidade no seio da família Dyson, aqui no local de trabalho. Nunca tinha trabalhado para uma empresa que dispusesse desta plataforma para a nossa comunidade.
-
-
"Este é um sítio divertido para trabalhar. Somos tratados com respeito, independentemente da nossa idade, sexo ou nacionalidade. A empresa prospera com a diversidade, e sentir-te-ás verdadeiramente como se estivesses com a tua segunda família todos os dias que vieres para o local de trabalho."
Kevin, Flagship Store Manager na Dyson
Kate
Senior Copywriter, EMEA
Pronomes: ela | dela
Kate começou a trabalhar no mercado da Dyson BeNeLux em meados de 2019 e trabalhou com a equipa de Vendas e Retalho antes de passar para Marketing Comercial. Quando foi anunciada a mudança da EMEA CoE para Amesterdão, aproveitou a oportunidade para se especializar como redatora. O resto é história.
O que a inspirou a integrar e a ajudar a gerir a Dyson LGBTQ+ Employee Network? Quais são algumas das iniciativas que conduziu ou pretende conduzir?
Sempre foi importante para mim participar no trabalho das comissões a par do meu emprego. A Rede PROUD no The Admiral tem um grande apoio, o que significa que temos o potencial de criar mudanças reais e duradouras. Temos grandes planos para a semana do Orgulho em Amesterdão, que esperamos partilhar em breve com a equipa.
O que diria aos jovens que estão a considerar uma carreira na Dyson?
Para ter sucesso em qualquer posto na Dyson, é necessário um espírito empreendedor! A Dyson confia nos seus funcionários para trabalharem arduamente, pensarem de forma diferente e seguirem caminhos que desafiem os padrões atuais. Muita coisa pode mudar, e rapidamente, o que torna este ambiente excitante. A Dyson também o pode levar a outros destinos, por isso, mostre-se flexível para partilhar os seus objetivos profissionais e as suas aspirações de viver e trabalhar no estrangeiro.
-
-
A Dyson confia nos seus funcionários para trabalharem arduamente, pensarem de forma diferente e seguirem caminhos que desafiem os padrões atuais. Muita coisa pode mudar, e rapidamente, o que torna este ambiente excitante."
Kate, Senior Copywriter na Dyson
Carlos
HR Business Partner, Iberia
Pronomes: ele | dele | o
Carlos juntou-se à Dyson há seis anos, em 2017, como Diretor de Marketing. A sua carreira pode certamente ser descrita como variada. Em 2019, Carlos passou a ocupar o cargo de Gestor de contas-chave, responsável por um dos nossos maiores clientes na região EMEA. No final de 2022, Carlos decidiu aproveitar uma nova oportunidade e se mudar para RH. Atualmente, desempenha as funções de HR Business Partner para a região da Península Ibérica.
O que o inspirou a integrar a Dyson LGBTQ+ Employee Network? Quais são algumas das iniciativas que impulsionou?
Depois de seis anos a trabalhar na Dyson, tinha a sensação de que conhecia a empresa e queria participar nesta ação de transformação. De um ponto de vista pessoal, a normalização de um casal homossexual com uma filha é crucial. Eu queria deixar um mundo sem preconceitos LGTBQ+ para a minha filha!
-
-
"Os jovens procuram empresas com alma. A Dyson é uma empresa onde podes ser TU e não tens de ter medo de o mostrar". Carlos, HR Business Partner na Dyson
Carlos, HR Business Partner, Península Ibérica
Chris
Lead Mechanical Engineer, Floorcare Design Team
Pronomes: ele | dele | o
Chris é Engenheiro Mecânico Principal responsável por uma série de soluções de design mecânico e termodinâmico nos produtos para o cuidado do chão da Dyson. Supervisionou os testes e a validação do design exclusivo da roda giratória do Dyson Omni-glide™ e desenvolveu soluções de gestão de calor para a escova laser do aspirador Dyson V15 Detect™. Chris é copresidente da Rede LGBTQ+ da Dyson: PROUD. Em casa, utiliza normalmente a sua impressora 3D para desenhar engenhocas e robots nos seus tempos livres.
O que o inspirou a juntar-se à Rede de Funcionários LGBTQ+ da Dyson? Quais são algumas das iniciativas que impulsionou?
Há cerca de nove anos, tomando um café com um colega, comentámos como era estranho que uma empresa tão grande e influente como a Dyson não tivesse uma rede de apoio LGBTQ+ exclusiva. Já tinha sido membro da sociedade LGBT+ da minha universidade e, por isso, aproveitei a minha experiência para criar a primeira rede de D&I da Dyson! Ao longo dos anos, apoiámos e fornecemos orientação para a criação de novas políticas no local de trabalho para melhorar a experiência D&I dos funcionários da Dyson, e ajudámos a implementar formação sobre preconceitos não conscientes. Em seguida, esperamos aumentar o índice de Igualdade da Dyson para nos posicionarmos melhor no índice Stonewall e promover a Dyson como empregador diversificado e com igualdade de oportunidades.
O que diria aos jovens da comunidade LGBTQ+ que estão a considerar uma carreira em engenharia?
Mesmo nos poucos anos em que estive em engenharia, testemunhei algumas mudanças extraordinárias nas atitudes em relação à diversidade e à inclusão de forma positiva. Há uma enorme quantidade de apoio nacional e internacional para pessoas LGBTQ+ no sector da engenharia. Embora a minha experiência tenha sido extremamente positiva e de apoio na Dyson, ainda há muito mais que podemos fazer.
-
-
"Descobri que a engenharia, em particular na Dyson, é uma das carreiras mais inclusivas para as pessoas LGBTQ+, uma vez que os engenheiros gostam sempre de manter uma mente aberta. No entanto, ainda há muito mais que pode ser feito em prol da diversidade e para ajudar as pessoas a atingirem o seu pleno potencial".
Chris, Lead Mechanical Engineer na Dyson
Dennis
Category Manager Floorcare, Alemania
Pronomes: ele | dele | o
Dennis começou como assistente de gerente de loja na primeira Dyson Demo Store na Alemanha em 2019. Após apenas quatro meses no cargo, foi-lhe dada a oportunidade de liderar enquanto gerente de Loja. Dennis passou dois anos neste cargo e, em 2021, foi promovido a Gestor de operações Retalho - a sua primeira função na Sede da Alemanha. Um ano depois, Dennis assumiu uma nova aventura e mudou completamente de departamento. Atualmente, trabalha como Gestor de Categoria para a maior divisão da Alemanha.
O que o inspirou a fazer parte da Dyson LGBTQ+ Employee Network?
Para mim, é importante mostrar os desafios que a comunidade LGBTQ+ enfrenta ainda hoje e o que está a ser feito em todo o mundo para acabar com a discriminação. Por isso, juntamente com a rede EMEA PROUD, estou a trabalhar em diferentes atividades para o mercado alemão. Estamos a celebrar o mês do Orgulho com várias atividades e, como grande destaque, vamos participar na Concentração do Orgulho em Colónia, que é uma das maiores da Europa.
O que diria aos jovens da comunidade LGBTQ+ que estão a considerar uma carreira na Dyson?
Este é um sítio divertido para trabalhar. Basta olhar para a minha carreira na Dyson - todas as portas estão abertas e, se tivermos objetivos claros enquanto jovens na Dyson, temos a oportunidade de começar a nossa carreira e de nos desenvolvermos.
-
-
"Para mim, é importante mostrar os desafios que a comunidade LGBTQ+ enfrenta ainda hoje e o que está a ser feito em todo o mundo para acabar com a discriminação."
Dennis, Category Manager Floorcare na Dyson
Jack
Global Digital Owner Communications Specialist
Pronomes: ele | dele | o
Jack entrou na Dyson UK em 2011, no primeiro cargo a tempo inteiro nas redes sociais da empresa. Em 2014, assumiu um cargo global no Grupo Dyson para dar apoio às equipas de Contact Center do mercado. Jack trabalhou em plataformas, estratégias e processos de participação de proprietários em todos os canais digitais, incluindo redes sociais, aplicações de mensagens, chat ao vivo, chat bots e chat de vídeo. Mais recentemente, passou a integrar a equipa de Conteúdos Globais e Envolvimento da Comunidade, voltando a centrar-se no envolvimento e na defesa das redes sociais.
O que é que o inspira na engenharia, na tecnologia e na "resolução de problemas"?
Cresci obcecado com eletrodomésticos e aparelhos - desmontando coisas para descobrir como funcionavam, voltando a montá-las, reparando-as para as outras pessoas e colecionando muito mais máquinas do que aquelas para as quais tinha espaço. A abordagem da Dyson à investigação é muito diferente da de todos os seus concorrentes. Criamos produtos transformacionais através do desenvolvimento de novas tecnologias para resolver problemas antigos. É muito interessante fazer parte deste projeto, independentemente do departamento em que trabalhe. Adoro poder partilhar o meu entusiasmo de sempre pela tecnologia através do trabalho de comunicação com clientes que desenvolvo aqui. Adoro ver a reação do público em todo o mundo quando um novo produto é finalmente lançado!
Quais são os desafios que a comunidade LGBTQ+ enfrenta na engenharia?
A representação é muito importante. É inspirador ver outras pessoas como tu a prosperar, a sair-se bem e a ter a coragem de serem elas próprias. O desafio seria trabalhar num ambiente em que isto não acontecesse. Se tivermos de esconder quem realmente somos, nunca nos sentiremos suficientemente felizes ou confortáveis para colocar todos os nossos talentos e entusiasmo no nosso trabalho. Todos nós temos um papel a desempenhar na criação de um ambiente onde cada um possa ser autêntico e verdadeiro consigo próprio.
-
-
"Dyson não tem medo de ser diferente dos outros e não tem medo de se destacar da multidão. É algo que admiro muito".
Jack, Global Digital Owner Communications Specialist na Dyson
Drew
Senior Mobile Development Manager
Pronomes: eles | deles
Drew trabalhou na Dyson durante quase seis anos, liderando o desenvolvimento da aplicação móvel MyDyson™. Esta aplicação permite aos proprietários de aparelhos Dyson tirar o máximo partido da tecnologia Dyson, melhorando as suas rotinas de limpeza e a qualidade do ar em casa.
Fora do trabalho, Drew é um músico ocupado, atuando e gravando com várias bandas em Oxford e Londres.
O que é que o inspira na engenharia, na tecnologia e na "resolução de problemas"?
Trabalho no sector do software e, para mim, tudo se resume às pessoas: ou estou a resolver um problema que melhora a vida das pessoas ou a permitir-lhes fazer coisas que de outra forma não poderiam fazer! As duas principais coisas que me dão satisfação no mundo do desenvolvimento de software são: ver pessoas reais a desfrutar e a utilizar algo que ajudei a construir e ver as pessoas criativas da Dyson a trabalhar em conjunto todos os dias para resolver novos problemas e criar tecnologias inovadoras.
Quais são os desafios que a comunidade LGBTQ+ enfrenta na engenharia?
Penso que um dos desafios é a visibilidade - ver pessoas como nós no local de trabalho. Esta é uma parte importante da capacidade de sermos verdadeiros e autênticos no trabalho. Algumas pessoas podem querer manter a sua vida pessoal separada do trabalho e essa é a sua escolha, mas há um certo número de premissas que se refletem nas decisões sobre produtos e políticas.
Estas coisas são mais fáceis de mudar se as pessoas forem visíveis; podemos ver-nos uns aos outros e falar em número. Além disso, está provado que ter empregados que se sentem à vontade para serem eles próprios no trabalho melhora os resultados da empresa!
-
-
"Aos jovens - LGBTQ+ ou simpatizantes - eu diria: precisamos que venham para a nossa indústria e tragam um pouco do seu conhecimento, aceitação e inclusão para que haja uma verdadeira mudança!"
Drew, Senior Mobile Development Manager na Dyson
Demetri
Beauty Labs & Events Manager
Pronomes: ele | dele | o
Demetri é o Beauty Labs & Events Manager da Dyson no Reino Unido e o Global Subject Matter Expert em Hair Science nos nossos Beauty Labs no Reino Unido.
O que é que o inspira na engenharia, na tecnologia e na "resolução de problemas"?
Tenho uma paixão pela resolução de problemas e fazer parte de uma empresa com visão de futuro como a Dyson permite-me desafiar-me. Desde a organização de eventos com outros profissionais do sector no mundo do cuidado do cabelo e a promoção da tecnologia para o cuidado do cabelo da Dyson, até à formação de novos funcionários Dyson e à transmissão de conhecimentos.
O que o inspirou a fazer parte da Rede de Funcionários LGBTQ+ da Dyson?
Sempre pensei que a mudança e o crescimento advêm do que fazemos enquanto indivíduos. Por isso, se queres fazer parte da mudança, tens de ajudar e dar o primeiro passo. Quando soube da existência da nossa Rede PROUD, quis juntar-me a ela para ver se podia trazer a minha experiência anterior para a mesa e acrescentar valor ao grupo. Além disso, penso que fazer parte de um grupo de pessoas que têm pontos em comum quando se é novo numa empresa ajuda a encontrar o seu lugar e dá-lhe um impulso de confiança.
-
-
"Sempre pensei que a mudança e o crescimento advêm do que fazemos enquanto indivíduos. Por isso, se quisermos fazer parte da mudança, temos de ajudar e dar o primeiro passo".
Demetri, Beauty Labs & Events Manager na Dyson
Fontes
[1] https://newengineer.com/blog/overcoming-the-shortage-of-engineers-1509925
[2] https://www.stemwomen.com/lgbtq-plus-in-stem
[3] Institute of Physics, Royal Astronomical Society and Royal Society of Chemistry (2019) Exploring the workplace