James Dyson Award 2024 abre inscrições
James Dyson está à procura de ideias que mudem o mundo com a abertura do concurso internacional de design e engenharia para estudantes portugueses
As inscrições para o James Dyson Award encontram-se abertas entre 6 de março e 17 de julho de 2024,
As ideias dos jovens inventores têm potencial para alcançar um impacto global
Aberto a todos os estudantes, mas também a recém-formados, em engenharia e design, o prémio procura projetos ambiciosos que abordem uma questão global, que pode ir, desde o diagnóstico de cancro a catástrofes naturais. Com um reconhecimento global junto do vencedor internacional, bem como do vencedor ao nível da sustentabilidade, os anteriores galardões incluem, desde um reboque de ambulância off-road para resgatar feridos de zonas de conflito, até uma tinta feita de vidro reciclado que reduz consideravelmente a necessidade de ar condicionado. Em Portugal, o grande vencedor de 2023, primeiro ano em que o Prémio foi atribuído no nosso país, foi Gabriel Serra, através de uma solução que visa incentivar ao uso de capacete em trotinetes e bicicletas.
Criada em 2005, a competição apoiou até à data mais de 400 jovens inventores, através de valores monetários que contabilizam cerca de 1 milhão de libras. Com mais dois terços dos anteriores vencedores a comercializaram as suas ideias. Desde logo, o Vencedor Internacional e o Vencedor Global de Sustentabilidade receberão €34.000, com o objetivo de implementar os próximos passos dos seus projetos. Já cada Vencedor Nacional, dos 30 mercados onde o Prémio se realiza, receberá €5.700.
Sir James Dyson, Fundador e Engenheiro-Chefe, afirma: "
“O mundo precisa de mais fazedores – solucionadores de problemas, que estejam prontos para enfrentar os problemas do nosso tempo. Todos os anos, o James Dyson Award oferece aos jovens uma plataforma para as suas invenções médicas e ambientais, e muito mais. É o seu "pensamento errado" que leva a descobertas, seja o desenvolvimento de um novo material sustentável ou a aplicação de princípios de engenharia inteligentes para ajudar a melhorar a vida das pessoas. Estou ansioso para ver o que as novas invenções do Prémio deste ano trazem!"
Sir James Dyson, Fundador e Engenheiro-Chefe.
Os vencedores anteriores alcançam um sucesso substancial
Os vencedores anteriores do Prémio tiveram grande sucesso, graças à exposição mediática global e à injeção de fundos que o galardão oferece. Por exemplo, o antigo vencedor internacional Yusuf Muhammad criou em 2009 o Automist, um dispositivo que combate incêndios domésticos com um engenhoso mecanismo, que, através da nebulização, utiliza 10 vezes menos água do que um sistema tradicional. Hoje, Yusuf é responsável de uma empresa de sucesso, que instalou mais de 13.000 sistemas e encontra-se a garantir a certificação internacional, isto, antes de um possível lançamento nos EUA.
E explica: "Ganhar o James Dyson Award deu-me grande confiança e tornou-se num trampolim para o sucesso. Permitiu-me criar uma empresa, que transformou o meu conceito de design num produto que protege habitações em todo o mundo, para além de salvar vidas. Sendo um prémio reconhecido internacionalmente, é um veículo fantástico para dar vida às ideias".
Outros anteriores vencedores em todo o mundo incluíram:
HOPES (Singapura) – dispositivo utilizado para testes de glaucoma sem dor e de baixo custo, que os pacientes podem fazer em casa.
BlueBox (Espanha) – solução caseira de rastreio do cancro, concebida para incentivar mais mulheres a testar o cancro da mama.
Incubadoras mOm (Reino Unido) – incubadora infantil portátil e dobrável, de baixo custo, que tem sido usada com sucesso para salvar vidas de bebés na Ucrânia.
Flattie (Portugal) – o primeiro capacete do mundo a dobrar-se completamente, cujo objetivo é redefinir a segurança e a comodidade em movimento e, dessa forma, promover a utilização do capacete, numa altura em que a micromobilidade urbana é uma tendência em crescimento.
O total de vencedores e runners up nacionais será depois reduzido a um Top 20 global, por via das escolhas de um painel de engenheiros da Dyson e especialistas em diferentes disciplinas. Finalmente, será o próprio Sir James Dyson a escolher o melhor.
Os vencedores nacionais serão anunciados a 11 de setembro, a lista global dos 20 finalistas a 16 de outubro e os vencedores globais a 13 de novembro.