Noticias | 15 Novembro, 2023
Vencedores do James Dyson Award 2023
O James Dyson Award, prémio internacional de design, anuncia hoje os três vencedores mundiais: um vencedor internacional, um vencedor de sustentabilidade e um vencedor humanitário. Selecionados por Sir James Dyson e cada um receberá 34.000€ para apoiar as fases seguintes das suas invenções.
Ao comentar a edição deste ano, Sir James Dyson afirma: “Em vez de se lamentarem sobre os problemas que enfrentamos, estes jovens inventores estão a começar a resolvê-los com tecnologia e design. É a sua paixão e determinação em melhorar o mundo que os torna tão impressionantes, e espero que o prémio seja um trampolim para o sucesso.”
Vencedor Humanitário – The Life Chariot, criado por Piotr Tłuszcz
Enquanto observava o desenrolar do conflito na Ucrânia, o jovem inventor Piotr constatou os desafios das evacuações médicas em terrenos difíceis. Isto inspirou-o a conceber a The Life Chariot, uma ambulância todo-o-terreno MEDEVAC que pode ser acoplada a qualquer veículo equipado com gancho. O peso reduzido e a suspensão do veículo tornam-no mais seguro para a viagem de uma vítima do que a bagageira de um automóvel.
O interesse de Piotr pela conceção de atrelados teve início com as viagens todo-o-terreno que realizou com a sua família pelos Balcãs e Pirenéus. Passou os 10 anos seguintes e a licenciatura e mestrado a conceber veículos todo-o-terreno e reboques de resgate em grutas, antes de criar o The Life Chariot. O The Life Chariot aumenta as capacidades de evacuação das equipas de salvamento, acrescentando espaço para uma pessoa ferida numa maca e mais dois lugares para os médicos ou para os feridos ligeiros. As duas primeiras versões foram entregues à Unidade Médica Militar Ucraniana e à Unidade Médica Voluntária Polaca da Fundação Damian Duda "W Międzyczasie", tendo sido testadas em terrenos como trilhos de montanha, florestas, grutas e minas.
“Este ano, o James Dyson Award atribuiu um prémio humanitário especial a Piotr, que concebeu uma forma engenhosa de recuperar pessoas feridas em terrenos difíceis. O The Life Chariot pode ser rebocado por qualquer veículo, permitindo que os médicos façam o seu trabalho de salvar vidas com os recursos que têm à mão. É também brilhante ver que o seu processo de conceção iterativo continua em resposta ao feedback daqueles que o utilizam no terreno.” Sir James Dyson, Fundador e Engenheiro-Chefe da Dyson.
Piotr continua a implementar melhorias no The Life Chariot com base no feedback recebido dos médicos que trabalham na linha da frente. Está também a trabalhar na adaptação do veículo para fins de salvamento em montanha.
Sobre ser um dos vencedor do James Dyson Award 2023, Piotr diz, “Espero que o The Life Chariot, com o apoio do James Dyson Award, continue a salvar vidas, seja em evacuações na linha da frente ou em salvamentos de acidentes em locais inacessíveis”.
Vencedor Internacional – The Golden Capsule, criado por Yujin Chae, Daeyeon Kim, Yeonghwan Shin e Yuan Bai
Os terramotos na Turquia e Síria, em fevereiro de 2023, causaram mais de 55,000 vítimas e 100,000 feridos.[1] Durante todo o processo de evacuação, os médicos tiveram de se deslocar em ambientes difíceis, carregando nas mãos vários pacotes de soluções injectáveis para os pacientes.
Em resposta a este problema, uma equipa de estudantes da Universidade de Hongik, em Seul, concebeu a The Golden Capsule, um dispositivo intravenoso mãos-livres e que não necessita de energia que utiliza forças elásticas e diferenças de pressão do ar em vez da gravidade. Isto significa que os médicos em zonas de catástrofe não têm de segurar os pacotes IV enquanto transportam os doentes e que não é necessária eletricidade para controlar a velocidade de infusão.
“A equipa identificou as limitações dos métodos de injeção intravenosa existentes, que dependem da gravidade e da eletricidade, em zonas de catástrofe. A Golden Capsule oferece uma solução muito mais prática e mãos-livres, utilizando uma bolsa pressurizada, que pode ser colocada em qualquer lugar, por exemplo, amarrada ao lado do paciente. Esta esvazia-se lentamente, pressurizando o líquido a ser administrado ao doente, deixando os médicos livres para realizarem outros trabalhos que salvam vidas.” Sir James Dyson, Fundador e Engenheiro-Chefe da Dyson.
A equipa continuará a realizar aperfeiçoamentos no protótipo e testes de utilização em colaboração com médicos peritos para garantir a funcionalidade da Golden Capsule em vários cenários de emergência e hospitais. No futuro, a equipa planeia passar a sua invenção para a produção em massa.
Sobre a invenção vencedora, a equipa afirma, “Vimos as dificuldades que os médicos e os socorristas enfrentavam em locais de catástrofes naturais quando transportavam doentes com IVs, e o feedback da nossa solução tem sido positivo até agora. Em última análise, esperamos estabelecer esta solução como a nova norma para os packs de IV, não só em situações de emergência, mas também em hospitais.”
Vencedor de Sustentabilidade – E-COATING, criado por Hoi Fung Ronaldo Chan e Can Jovial Xiao
Na RAE de Hong Kong, o ar condicionado é responsável por quase um terço (31%) do consumo total de eletricidade.[1] Além disso, mais de 470,000 garrafas de vidro vão parar aos aterros todos os dias.[2]
O E-COATING é uma solução ecológica que resolve dois problemas num só. É criado a partir de resíduos de vidro reciclado e pode ser aplicado em telhados e paredes exteriores para refletir os raios solares, reduzindo assim a absorção de calor dos edifícios. Isto reduz a quantidade de eletricidade consumida em soluções de arrefecimento como o ar condicionado e atenua as emissões de gases com efeito de estufa associadas.
“Ronaldo e Jovial criaram uma forma inteligente de transformar o lixo em algo muito mais valioso. O E-COATING utiliza vidro reciclado para criar um revestimento para colocar nas paredes exteriores. Este reflete os raios solares, poupando assim uma parte substancial da eletricidade necessária para arrefecer o edifício. É uma solução dupla, boa para o ambiente e económica poupa dinheiro.” Sir James Dyson, Fundador e Engenheiro-Chefe da Dyson.
O prémio vai apoiar os planos da equipa para melhorar a aderência e a facilidade de aplicação do E-COATING. A equipa investigará também novas fórmulas para utilização em interiores.
Depois de conversarem com o Sir James Dyson, Ronaldo e Jovial afirmaram, “Inventámos o E-COATING com o desejo de ajudar a resolver os graves problemas ambientais que o nosso planeta enfrenta. O prémio em dinheiro permite avançar com os nossos objetivos de investigação e desenvolvimento e criar uma empresa para levar a nossa invenção ao próximo nível.”